Cuidando e Conhecendo Nossas Águas.

March 5, 2017

 

Muitas vezes utilizamos a água nossa de cada dia, de forma automática e sem pensar nas consequências de que seu mal uso pode trazer.

 

Já no nosso banho matinal vão-se incontáveis litros de água potável pelo ralo abaixo, contaminados por gordura, sujeira e centenas de substâncias químicas, vindas dos shampoos, sabonetes e géis de banho.

 

Sei que não é hábito do brasileiro ter banheira em casa, mas só para ilustrar, ou só como informação, uma banheira cheia significa pelos menos 80 litros de água, sendo que um banho de 5 minutos, com um chuveiro potente gasta quase que o equivalente a mesma quantidade. Até mesmo um chuveiro normal gasta cerca de 35 litros de água em 5 minutos de banho. No Brasil, o padrão nacional (criado pela industria), de consumo de água do chuveiro é de 3 litros por minuto, vazão que permite que a potência de um chuveiro comum (popular) faça sua obrigação de aquecimento.

 

12000 quilometros cúbicos de água potável contaminada espalham-se por toda a superfície terrestre. Pelo menos 50% dos maiores rios estão poluídos ou encontram-se ameaçados.

 

O que podemos fazer para mudar essa realidade?

  • Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

  • Se seu chuveiro tem muita pressão e permite, que muita água saia de uma só vez, uma boa solução seria trocar por uma mais econômica ou instalar um REDUTOR DE VAZÃO. Com isso você pode ter uma economia de até 80% de seu consumo atual.

  • Usar cosméticos e produtos de higiene naturais, orgânicos e sem componentes de origem animal,  livres de microparticulas plásticas e componentes químicos, que colocam a sua vida e a do Planeta em risco.

  • Optar por comprar de firmas que não testam seus produtos cosméticos e de higiene em animais. Você já parou para pensar sobre o porquê esses produtos precisam ser testados em outros seres vivos antes de serem usados por você?

  • Não comprar produtos com embalagens desnecessárias.

  • Dar preferência a produtos com embalagens reutilizáveis, recicláveis e de vidro.

 

O consumo de água potável aumenta a cada ano,

tornando esse recurso vital, cada vez mais escasso.

A previsão é de que em 2025

cerca de 2/3 (dois terços) da população mundial sofra com falta d'água.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Blog

© 2017 por ARABUTA - Daniele Avila

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now